Puluc, também chamado Boolik e Bul, é um jogo jogado pelos Kekchi do norte da Guatemala na América Central. É jogado nos bairros periféricos, muitas vezes, à luz de velas. Os Kekchi são descendentes dos Maias, que faz alguns pesquisadores concluir que Puluc é um jogo Maia.
É um jogo de luta em execução, uma espécie de jogo de guerra jogado em uma faixa, ou "auto-estrada do milho". As forças de cada jogador travam a batalha, para capturar e matar uns aos outros até que apenas um lado permanece no campo. A pista é separada em espaços de espigas de milho, e os jogadores usam pedaços de pau ou folha, controlando os movimentos por lances de espigas de milho queimada ou marcado de um lado.
A mecânica do jogo se baseia na movimentação de suas peças, em direção ao terreno do adversário, tentando capturar as peças adversárias. O jogador que conseguir primeiro capturar todas as peças do adversário, ganha o jogo.
História da Puluc
Grande parte da história de puluc é adquirida a partir de inferência. O etnógrafo americano Stewart Culin, que publicou uma série de estudos sobre os jogos de todo o mundo, excluiu-o de uma lista de jogos influenciados pelos europeus, sugerindo que ele foi inventado antes - ou era, pelo menos, afetados por - contato europeu.
Gravuras de pedra enigmáticas que descreve um jogo possivelmente semelhante também foram encontrados, juntamente com um duas placas em forma de cruz, onde duas faixas semelhantes sobreposição entre si. Ambas as placas têm uma marcação no espaço central especial. Não é claro se as faixas unidimensionais estão relacionados com ou são puluc para algum outro jogo.
Os modernos Kekchi jogam uma variante desprovida de qualquer estratégia. A variante estratégica foi apresentada em Inglês em 1960 pelo historiador jogo de tabuleiro RC Bell. Este foi retirado de uma descrição 1906 alemão por Karl Sapper no Volume Boas Anniversary, uma coletânea de artigos em homenagem ao antropólogo Franz Boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário