sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

NIM - Para Comemorar o Natal

NIM é um jogo que lembra uma árvore de Natal.
Serve para ilustrar como é grande a variação que se pode fazer apenas com lápis e papel. Um jogo tático para 2 jogadores. Aparentemente inspirado em um antigo jogo chinês de apostas, conhecido como Fan-Tan.

Objetivo:
Não ser o jogador a riscar o último traço (pode ser o contrário, caso combinado previamente entre os jogadores, vencendo aquele que riscar o último traço).

Material Necessário:
Lápis e papel (pode ser jogado com palitos, moedas, etc. Nesse caso ao invés de riscar, o jogador retira os objetos)

Preparação:
Desenhar várias filas de traços verticais: uma com 7 traços, uma com 5, uma com 3 e uma com 1, como na iliustração que segue:


Outra formação famosa tem uma fila com 5, uma com 4 e uma com 3. Se quiserem, os jogadores podem criar suas próprias formações.

Procedimento de Jogo:
Na sua vez cada jogador pode riscar quantos traços quiser, desde que estejam na mesma fileira.

Vencedor :
Vence quem forçar o adversário a riscar o último traço.

Variante Fibonacci
Fibonacci Nim foi inventado por Robert Gaskell. O nome é uma homenagem ao matemático que introduziu os números arábicos à Europa. Nessa variante, são desenhados círculos em uma quantidade definida pelos jogadores. Na sua vez, cada jogador pode riscar quantos círculos quiser, desde que esse número não seja maior que o dobro do número de círculos riscados pelo adversário em sua última jogada. Perde quem riscar o último círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário