A Arqueologia e o estudo de jogos
antigos se revela para estudiosos, jogadores e curiosos como um mundo
fascinante. Pensar que a 3000 A.C, a humanidade já possuía criatividade e
ciência para criação de complexos passa tempo, buscando socialização, lazer e
"bons momentos" no convívio com seus familiares e semelhantes nos faz
pensar, "Quanto realmente a humanidade evoluiu?".
Embora alguns acreditarem que jogos
antigos em sua maioria poção ser algo simples e baseado em sorte, a maioria dos
jogos abstratos hoje, os mais famosos e conhecidos mundialmente, possuem sua
origem nestes jogos e jogos modernos copiam sua mecânica e regras lúdicas para criar a mesma sensação e
problemática a muito tempo sentida pelos homens.
Experimentando em várias partidas
um jogo como UR, pode-se observar que sua mecânica de movimentação baseada no
arremesso de dados, não coloca o jogador a mercê da sorte. Logo de inicio
observa-se que na verdade o arremesso pouco importa se não for administrado a
movimentação das peças levando em conta a intervenção de casas do tabuleiro.
O jogo possui algumas estratégias
escondidas, tais como uma área de proteção, no inicio do caminho e no fim.
Também possui casas de vantagens como "Roseta" que lhe permite
adicionar uma nova peça ao jogo sem necessitar pagar o pedágio arbitrário de
tirar uma determinada quantidade de pontos nos dados. Algumas casas possuem
penalidades, como a dos olhos que permite seu oponente mover uma de suas peças
4 vezes. Outras possuem vantagens para o jogador, a casa dupla lhe permite
repetir a ultima quantidade de pontos.
Toda esta mecânica, permite
interferir muito pouco na "falta de sorte" do jogador, caso o jogador
não administre as casas de penalidade e vantagens, não adianta nada possuir boa
sorte nos dados. Outro ponto é a proteção que uma peça pode fazer sobre a
outra, uma casa ocupada por mais de uma peça do mesmo jogador não pode ser
capturada, logo não poderá retornar ao inicio da caminho.
Réplica Rustica do Jogo Real de UR |
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