quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Jarmo - Revisão da Estratégia a cada Jogada.

Jarmo é um jogo de tabuleiro realmente singular, característico por possuir um tabuleiro assimétrico, com certeza deve ser um dos pioneiros neste gênero, criando uma classificação especial entre os jogos abstratos apenas para ele.
A primeira impressão que o jogador novato possui  no primeiro jogo, é que não dá para mover nenhuma das peças sem correr riscos de perde-la. A segundo impressão que vem a cabeça é que foi prejudicado por pegar aquele lado do tabuleiro.

Após o primeiro movimento, encontrando a solução com menos risco então o jogador percebe que sua atenção e estratégia terá que ser revisada a cada jogada. Jarmo é um jogo fantástico neste aspecto, o jogador deve estar com sua atenção e foco redobrado,  qualquer descuido pode perder uma peça importante e colocar a rodada totalmente a perder.

Jarmo é baseado nas batalhas de arqueiros montados, servindo de inspiração e foco no inicio de cada batalha, segundo prega a lenda Tartariana, a cada movimento o arqueiro montado deve focar no ataque de um oponente, prestar a atenção se não estará se colocando em perigo ao mesmo tempo que deve defender os demais companheiros.

Quando um Arqueiro consegue eliminar um de seus oponentes, recebe a marca do guerreiro, é como se fosse uma medalha de honra,  quando chegar em seu objetivo, poderá soltar um de seus companheiros capturados anteriormente.

A regra do jogo consegue figurar cada aspecto de uma batalha de arqueiros montados com muita precisão. A sensação lúdica é que o jogador encontra-se realmente ao meio de flechas sendo atiradas de todos os lados.
É um ótimo jogo para o desenvolvimento de atenção, foco e desenvolvimento do raciocínio na solução de cada problema que é apresentado durante cada rodada do jogo.

Ale lembrar que sua singularidade não acaba somente com estes aspectos, mas também pelo fato que uma jogada possui o ciclo de duas rodadas, ou seja, uma partida termina somente após cada um dos oponentes jogar nos dois lados do tabuleiro. Justo como uma batalha de guerreiros, primeiro o jogador luta de um lado do campo de batalha, depois luta do outro lado, tendo uma visão e a empatia dos dois lados do tabuleiro.

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