segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Alquerque - Jogo do Templo de Kurna - Egito


De alguma forma, é o antepassado do Jogo de Damas, do Fanorona, do Peralicatuma e a Luta de Serpentes. É tido como um dos jogos mais antigos do mundo, tendo sido inclusive encontradas suas linhas traçadas no teto do templo de Kurna, no Egito, que teria sido construído por volta de 1.400 a.C. Mas as regras usadas no Egito são desconhecidas. O jogo é introduzido na Espanha pelos árabes, que o chamavam de "el-qirkat".

Foi cuidadosamente descrito no "Livro dos Jogos" de Alfonso X.

Tabuleiros deste jogo podem ser vistos entalhados em pedra nos claustros da catedral de Norwich e na igreja de St. Mary, em Cavendish, Suffolk, Inglaterra. O tabuleiro é encontrado até mesmo inscrito na sepultura de Sir George Colt, morto em 1520!

Tabuleiro da "Jogos da Terra" - apesar da simplicidade, vale pelo inusitado das peças serem pequenas pedras e círculos de couro e/ou madeira)

Curiosa uma variante, chamada "Luta de Serpentes", jogada por índios das tribos Zuni e Navajo, norte-americanas. Entre os índios, o nome do jogo é Awithlaknannai. Ao que parece, teria sido este jogo introduzido entre os indígenas, pelos espanhóis, quando da chegada destes ao México.

Em todos estes jogos, o objetivo básico é a captura de todas as peças do adversário.

O jogo é bem simples. As peças movem-se em um tabuleiro com linhas que se cruzam, uma casa por vez. Come-se as pedras do adversário da mesma forma que na dama, isto é, saltando-se sobre a pedra do adversário. Jogo rápido e de muita estratégia.

Alquerque (também conhecido como Qirkat) é um jogo de tabuleiro de estratégia que supõe-se que tenha sido originado no Oriente Médio. É considerado o pai do jogo de Damas e do Fanorona.

Jogo não aparece na literatura até o final do século X, quando o autor Abu al-Faraj al-Isfahani mencionou o Qirkat em sua obra de 24 volumes, Kitab al-Aghani (lit. Livro das Canções). Esta obra, entretanto, não fez nenhuma menção das regras do jogo.


No Board and Table Games from Many Civilizations, R. C. Bell escreve que "quando os mouros invadiram a Espanha levaram El-quirkat com eles".[1] As regras são incluídas no Libro de los Juegos (lit. Livro dos Jogos), encomendado por Afonso X de Leão e Castela, no século XIII.

Colonizadores espanhóis no Novo México introduziram uma variante para quatro jogadores do Alquerque p
ara os Zuni.




Um comentário: