quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ludus Duodecim Scripta - Jogos Romanos de Tabuleiro

Jogos Romanos de Tabuleiro

Ludus Scriptorum duodecim, ou XII scripta, era um jogo de tabuleiro popular durante a época do Império Romano. O nome traduz como "jogo de doze marcas", provavelmente referindo-se aos três fileiras de 12 marcações de cada encontrados na maioria das placas de sobreviventes. O jogo tabula é pensado para ser um descendente deste jogo, e ambos são similares ao moderno gamão.  

Tem sido especulado que XII Scripta está relacionado com o egípcio jogo Senet,  mas alguns consideram este duvidoso, pois, com a exceção de semelhanças superficiais limitada entre a aparência das placas, e a utilização de dados, não há nenhuma evidência conhecida ligando os jogos.  Outro fator lançando dúvidas sobre esta ligação é que a última placa senet clássica conhecida é mais de metade de um milênio mais velha do que a primeira placa scripta XII conhecido.

Muito pouca informação sobre o jogo específico sobreviveu. O jogo foi jogado com três cúbicos dados, e cada jogador tinha 15 peças.Uma possível "board" iniciantes ", tendo espaços marcados com letras, sugeriu um possível caminho para o movimento de peças.  
A primeira menção conhecida do jogo está em Ovid 's Ars Amatoria (The Art of Love) (escrito entre 1 e 8 BC AD).

Duodecim Scripta


Tabula (Tavli)

De acordo com o Etymologiae por Isidoro de Sevilha, tabula foi inventado por um grego soldado da Guerra de Tróia chamado Alea. A mais antiga descrição de "τάβλη" (tavli) está em um epigrama do imperador bizantino Zeno (r . 474-475; 476-491), dada por Agathias de Myrine (século 6 dC), que descreve um jogo em que Zeno vai de uma posição forte para um muito fraco depois de um rolo de dados infeliz. As regras do Tabula foram reconstruídos no século 19 por Becq de Fouquières baseado nesta epigrama. O jogo foi jogado em uma placa quase idêntico a um tabuleiro de gamão moderno, com 24 pontos, 12 em cada lado. Dois jogadores teve 15 peças cada, e move-os em direções ao redor da placa de oposição, de acordo com o resultado da numeração dos três dados. A peça descansando sozinha em um espaço na placa era vulnerável a ser atingida. As únicas diferenças com gamão moderna foram o uso de um dado extra (três em vez de dois) e o início de todas as peças fora do tabuleiro (com eles entrando da mesma maneira que as peças na barra de entrar em gamão moderno).

No epigrama Zeno, que era branca, tinha uma pilha de sete damas, três pilhas de duas damas e dois borrões, peças que ficam sozinhas em um ponto são, portanto, o risco de ser colocado fora da placa por uma peça oponente de entrada. Zeno jogou os três dados com o qual o jogo foi jogado e obtidos 2, 5 e 6. Como em gamão, Zeno não poderia mover-se para um espaço ocupado por dois adversário (preto) peças. As damas brancas e pretas foram distribuídas de tal forma sobre os pontos que a única maneira de usar todos os três resultados, tal como exigido pelas regras do jogo, era para quebrar as três pilhas de duas peças em borrões, expondo-os, assim, para capturar e arruinando o jogo para Zeno.

Tabula era mais provável um refinamento posterior do ludus duodecim Scriptorum, com linha do meio do conselho de pontos removidos, e apenas as duas linhas exteriores restante.  
Hoje em dia, a palavra "τάβλη" ainda é utilizado para se referir a gamão na Grécia, bem como na Turquia (como tavla); em ambos os países, gamão continua a ser um jogo popular jogado em praças e em cafés.

Um comentário:

  1. Queria saber para que servia os jogos de tabuleiro no império romano

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