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Um jogo de estratégia abstrata é
um jogo de estratégia, com o objetivo de minimizar a sorte, e sem um tema.
Quase todos os jogos de estratégia abstrata estão de acordo com a definição
mais estrita: Um jogo de tabuleiro ou cartas, em que não há informações
ocultas, não há elementos não-determinísticos (tais como cartas embaralhadas ou
rolagem de dados), em que (geralmente) dois jogadores ou equipes tomar um
número finito turnos alternados.
Muitos dos jogos do mundo,
incluindo clássicos de tabuleiro como damas, xadrez, go e a maioria das
variantes de mancala, se encaixam nesta categoria. O jogo é dito às vezes, se
assemelhar a uma série de quebra-cabeças que os jogadores propõem uns para os
outros. Como J. Mark Thompson, escreveu em seu artigo "Definindo o
Abstrato": "Há uma relação íntima entre esses jogos e quebra-cabeças:
cada posição do tabuleiro apresenta ao jogador o quebra-cabeça. Qual é a melhor
jogada?, o que em teoria poderia ser resolvido pela lógica sozinho. Um bom jogo
abstrato, portanto, pode ser pensado como uma "família" de
quebra-cabeças lógicos potencialmente interessantes, e o jogo consiste em cada
jogador apresentando um quebra-cabeça para o outro. Bons jogadores são os que
acham os enigmas mais difíceis para apresentar aos seus oponentes ".
O que é considerado como um jogo
de estratégia abstrato?
A definição mais estrita de um
jogo de estratégia abstrato requer que ele não pode ter elementos aleatórios ou
informações ocultas. Na prática, porém, muitos jogos que não cumpram estes
critérios são comumente classificados como jogos de estratégia abstrato. Jogos
como continuo, octiles, non stop, sequence, e mentalis poderiam ser considerado
jogos de estratégia abstrata, apesar de ter os elementos sorte ou blefe. Uma
pequena categoria de jogos de estratégia abstrato não-perfeitos conseguem
incorporar informações ocultas sem o uso de quaisquer elementos aleatórios. O
exemplo mais conhecido é o combate. A definição pragmática parece ser que se um
jogo é estratégico e abstrato (ao contrário de ser uma simulação), a
"estratégia abstrata" deve ser aplicável.
Tradicionais jogos de estratégia
abstratos são muitas vezes tratados como uma categoria separada de jogos,
portanto, o termo jogos abstratos é freqüentemente usado para as competições
que excluem jogos tradicionais e pode ser pensado como referindo-se a jogos de
estratégia abstrato modernos. Dois exemplos disso foram o IAGO World Tour
(2007-2010) e o Abstract Games World Championship realizado anualmente desde
2008 como parte da Olimpíada de Esportes Mentais.
Em alguns jogos de estratégia
abstratos, existem várias posições iniciais das quais são sugeridas que essas
sejam determinadas de forma aleatória: pelo menos, em todos os jogos de
estratégia abstratos convencionais o jogador inicial deve ser escolhido por
alguns meios extrínsecos ao jogo. Alguns jogos, como Arimaa e DVONN, os
jogadores constroem a posição inicial em uma fase separada do inicio, que se
conforma estritamente aos princípios do jogo de estratégia abstrato. No
entanto, a maioria das pessoas consideraria que, apesar de uma partida ser
jogada de uma posição inicial diferente, o jogo em si ainda não tem nenhum
elemento de sorte. Na verdade, Bobby Fischer incentivou randomizar a posição
inicial de um jogo de xadrez, a fim de aumentar a dependência do jogo sobre o
pensamento no tabuleiro.
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